Nissan equipa novo Skyline com sistema de apoio ao condutor de última geração

A Nissan anunciou uma estreia mundial na tecnologia de apoio ao condutor, combinando condução navegada em autoestrada com capacidades de condução autónoma em faixa única.

Alargando as capacidades do sistema Nissan ProPILOT, a tecnologia irá estrear no Nissan Skyline no próximo outono, apenas no mercado japonês.

Concebido para condução em autoestrada (desde o acesso até à saída da autoestrada de forma automática), a nova geração do sistema utiliza a navegação do automóvel para ajudar a condução na rota definida pelo condutor em vias de características específicas. Pela primeira vez, o sistema permite a condução autónoma (sem necessidade de intervenção do condutor) durante a circulação em faixa única.

Para activar as mais recentes funções do novo sistema, os condutores têm primeiro de definir um destino no sistema de navegação, criando uma rota de viagem. Quando o automóvel entra na autoestrada, a condução navegada do novo sistema fica automaticamente disponível.

Uma vez activado, o sistema irá apoiar o condutor na viagem até chegar à saída da autoestrada da rota predefinida, ajudando nas ultrapassagens, mudanças de faixa e saída da autoestrada.

A nova geração do Nissan ProPILOT permite igualmente condução autónoma durante a circulação numa determinada faixa. Quando o veículo se aproxima de uma faixa adicional ou quando é possível ultrapassar um veículo mais lento, o sistema avalia o momento adequado para entrar na faixa adicional ou iniciar a ultrapassagem com base em informações do sistema de navegação e sensores dispostos em 360 graus. É fornecida ao condutor orientação auditiva e visual intuitiva, sendo-lhe solicitada a colocação de ambas as mãos no volante e a confirmação através da pressão num interruptor de que o automóvel pode iniciar autonomamente estas operações.

O automóvel utiliza uma combinação de câmaras, radares, sonares, GPS e dados do mapa 3D de alta definição (mapa HD) para obter informação em tempo real sobre o ambiente envolvente a 360º e a localização precisa do veículo na estrada. O novo sistema Nissan ProPILOT utiliza esta informação para proporcionar uma experiência de condução tranquila, similar à de um condutor experiente. Um sistema de monitorização no habitáculo confirma continuamente que a atenção do condutor se mantém na estrada.

A condução autónoma será possível na condução em faixa única, desde que o condutor mantenha a sua atenção na estrada e esteja preparado para assumir o controlo manual do volante quando as condições da estrada, o trânsito e o automóvel assim o exigirem.

Numa situação em que o sistema detecte que pode ultrapassar outro veículo, o condutor será notificado através de orientação auditiva e visual e a manobra só se iniciará após o condutor colocar ambas as mãos no volante e accionar um interruptor. Mediante esta confirmação do condutor, o automóvel irá deslocar-se para a faixa de ultrapassagem. Uma vez ultrapassado o outro veículo e quando o sistema determinar que é possível regressar à faixa de condução, o sistema solicita confirmação ao condutor para fazer regressar o veículo à faixa original.

Quando é pretendido iniciar uma mudança de faixa, também será necessário o condutor colocar ambas as mãos no volante e activar o sinal de mudança de direcção. O veículo mudará de faixa quando o sistema determinar que esta acção é possível em segurança.

Quando o automóvel se aproxima da saída da autoestrada de uma rota predefinida, é fornecida orientação auditiva e visual para notificar o condutor que a condução navegada está prestes a terminar. Assim que o automóvel chega à saída da autoestrada, a condução navegada é desativada e o condutor assume o controlo total da condução.

O ProPILOT (conhecido como ProPILOT Assist nos EUA) faz parte do equipamento de vários modelos Nissan em todo o mundo, incluindo o Nissan LEAF, Qashqai, X-TRAIL, Altima e Rogue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *