SpaceX lança com sucesso os primeiros 60 satélites Starlink

Após dois adiamentos, a SpaceX efectuou finalmente o lançamento – com sucesso – do primeiro lote de 60 satélites da sua constelação Starlink que permitirá levar internet a todo o mundo via satélite.

Era com enorme ansiedade que se aguardava este lançamento, já que representava o mais pesado lançamento feito pela SpaceX até à data, e também o que continha o maior número de satélites enviados de uma só vez. Mas felizmente, tudo correu como era suposto (o anterior adiamento para re-verificar tudo novamente e fazer uma actualização dos satélites terá sido a opção acertada).

Depois de mais um lançamento bem sucedido, que incluiu a reutilização de um dos foguetes pela terceira vez, os 60 satélites foram suavemente espalhados pelo espaço – e finalmente tivemos oportunidade de ver como são. A SpaceX optou por um design simplificado e ultra-plano, que permite enviar uma grande quantidade deles a cada lançamento, e que inclui um único painel solar extensível (em vez dos dois habituais) dizendo que assim reduz a probabilidade de falhas.

A rede Starlink, quando concluída, irá contar com cerca de 12 mil satélites em órbita e fornecer ligação à internet de alta-velocidade a “preço acessível”. Ainda não se sabe se a ideia será fornecer internet directamente a clientes finais, ou se servir de infraestrutura para ligar antenas terrestres que convertam os sinais para redes 4G/5G.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *