Satélites Starlink são confundidos com OVNI’s

Os recém-lançados 60 satélites Starlink da SpaceX estão a proporcionar um espectáculo a todos os que se derem ao trabalho de olhar para cima e espreitar as estrelas.

Embora este lote de 60 satélites se vá começar a dispersar para assumir o seu lugar na constelação Starlink, nesta fase torna-se numa oportunidade imperdível para se ver um verdadeiro “comboio” de satélites a percorrer o céu nocturno – sendo algo que também pode dar origem a alguns avistamentos “estranhos”, já que nunca antes se viu nada igual.

Algo que podemos comprovar com o vídeo que se segue, que nos mostra como a fileira de satélites Starlink estava há dias, observada por uma câmara de vigilância (com maior sensibilidade à luminosidade). Ainda assim, o próprio observador ficou surpreendido por ver os satélites tão brilhantes… o que também pode levantar algumas preocupações de “interferências” quando se tiverem os 12 mil satélites em órbita – para além de mais alguns milhares de projectos idênticos de outras empresas.

Neste momento, este “comboio” pode ser visto duas ou três vezes por noite; mas daqui por mais uns anos, será garantido que teremos sempre alguns destes satélites visíveis no céu a qualquer momento.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *