Posto de carregamento eléctrico robotizado 100% autónomo da Electrify America

Nos EUA, a VW está a trabalhar na criação do primeiro posto de carregamento de automóveis eléctricos 100% autónomo, com a ajuda de braços robot.

A Electrify America, dedicada a infraestrutura de carregamentos eléctricos, foi uma das empresas que surgiu no rescaldo do escândalo dieselgate como forma da VW se “redimir” das suas falcatruas. Agora, a empresa está a tentar solucionar o problema que surgirá quando tivermos automóveis autónomos com necessidade de recarregarem as suas baterias – e a solução: umposto de carregamento igualmente autónomo.

Recorrendo a braços robots, este posto de carregamento será capaz de acolher carros autónomos e tratar do carregamento sem qualquer interacção humana. Algo que se torna indispensável, já que seria ridículo haver automóveis autónomos que depois ficassem dependentes de ter um humano para lhe ligar a ficha (por outro lado, se houvesse carregamentos wireless eficientes, seria bem mais simples deixar o carro sobre um local de carregamento e já estava, sem necessidade de partes móveis).

No passado a Tesla já explorou a ideia de usar um braço robot para ligar o cabo de carregamento, mas acabou por abandonar a ideia. Certamente os custos e fiabilidade de tal dispositivo não poderiam competir com o de um condutor humano a fazer a mesma coisa. Mas… com a evolução no sentido de não serem necessários condutores humanos, talvez a Tesla tenha que rever a sua posição para os futuros postos Supercharger V4 ou V5.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *