A incrível engenharia do Blackbird SR-71

O Blackbird SR-71 é um avião que dispensa apresentações, mas mais incrível é espreitar toda a tecnologia que o tornou possível – e relembrar que se trata de um avião criado há 60 anos.

Não será por acaso que durante a década de 60 se assistiu a um aumento do número de avistamentos de OVNIs, já que qualquer pessoa que por momentos visse um destes Blackbird SR-71 apenas poderia assumir que se tratasse de qualquer coisa de outro mundo. Este avião ainda hoje mantém diversos recordes, como o de velocidade de mais de 3.500 km/h (Mach 3.3) e de voar a uma altitude de quase 26 mil metros – sendo que pelo menos um dos seus piloto diz ter atingido Mach 3.5 quando acelerou para escapar a um míssil que tinha sido lançado contra o avião.

Não há nada a voar actualmente que se aproxime dele, depois de ter sido retirado de operação em 1998, mas mais impressionante é olhar para toda a engenharia que tornou possível estas capacidades incríveis, e recordar que tudo isso foi feito nos anos 60 do século passado.

Esperemos que não falte muito para que as muitas promessas de voos hipersónicos eficientes possam realmente concretizar-se ainda durante esta década, para que as memórias dos feitos dos tempos do Blackbird possam ser recordadas e renovadas. 🙂

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *