Hyundai Motor anuncia a marca IONIQ dedicada a viaturas eléctricas

A Hyundai Motor Company está a iniciar um novo capítulo ao anunciar a marca IONIQ que introduzirá novos veículos eléctricos no mercado. Sob a marca IONIQ, a Hyundai irá oferecer “experiências electrificadas personalizadas”, respondendo às necessidades de todos os estilos de vida.

Sob a marca IONIQ, a Hyundai Motor planeia introduzir três novos modelos EV dedicados e outros modelos inovadores ao longo dos próximos 3 anos, respondendo, assim, à crescente procura do mercado por veículos eléctricos e conduzindo o plano da Hyundai para liderar o mercado EV global.

Para cumprir a missão da marca IONIQ, a Hyundai Motor vai combinar o seu “Know-how” na indústria de EV’s com a visão da empresa para fornecer “Progress for Humanity” oferecendo experiências de mobilidade inteligentes.

A Hyundai introduziu pela primeira vez o termo IONIQ, que junta “ion” e “unique”, quando anunciou o Projecto IONIQ, um projecto de investigação e desenvolvimento a longo termo focado na mobilidade ecológica. Baseado neste projecto, a Hyundai introduziu em 2016 um veículo chamado IONIQ, o primeiro e único modelo do mundo a oferecer a opção de escolha entre três motorizações eléctricas diferentes – híbrido, híbrido plug-in e eléctrico – numa única plataforma. O legado da Hyundai manifestado pela primeira vez através do modelo, agora leva para o renascimento do nome como marca dedicada aos EV’s para a Hyundai.

O IONIQ é uma marca da gama da Hyundai e o conceito é semelhante ao do N, a sub-marca de alta performance da Hyundai. No entanto, a marca IONIQ engloba EV’s dedicados. Isto difere do N, que pode ser aplicado a vários modelos através da designação N-Line e da sub-marca N.

A Hyundai irá lançar a gama de veículos eléctricos numericamente nomeados sob a nova marca, com os números pares usados para os sedans e os números ímpares para os SUV’s.

O primeiro modelo sob a marca IONIQ será o SUV IONIQ 5 de dimensões médias, baseado no concept 45 EV, que foi revelado em 2019 no International Motor Show (IAA) em Frankfurt, como uma homenagem ao primeiro concept da Hyundai. Os designers do IONIQ 5 inspiraram-se no passado e integraram-no através da assinatura de luzes em pixel, um elemento de design único que os designers da Hyundai irão continuar a incorporar nos veículos IONIQ.

Em 2022, um sedan desportivo IONIQ 6 baseado no concept eléctrico mais recente da Hyundai, o Prophecy, revelado em Março, será introduzido, seguido de um SUV de grandes dimensões, IONIQ 7, em 2023.

Os modelos da marca IONIQ terão lugar numa Plataforma Modular Eléctrica Global, conhecida como E-GMP. O próximo modelo EV dedicado, baseado na E-GMP, terá uma autonomia de 450 km com apenas 20 minutos de carregamento, fazendo com que sejam os veículos com o carregamento mais rápido.

A plataforma EV dedicada irá permitir à Hyundai reinventar o interior do veículo como “smart living rooms” com bancos altamente ajustáveis, conectividade sem fios e características únicas como o porta-luvas concebido como gaveta. A mudança de paradigma irá estender-se às interfaces de utilizador que serão simples, intuitivas e ergonómicas, e desenhadas para ajudar os ocupantes a sentirem-se à vontade.

A Hyundai celebrou o lançamento do IONIQ transformando o London Eye num “Q” gigante usando luzes eléctricas mesmo antes da reabertura oficial da famosa atracção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *