Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki estudam bateria standard para motos eléctricas

Os quatro maiores fabricantes japoneses de motos – Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki – estão a estudar a possibilidade de criar e utilizar baterias amovíveis standard nas suas futuras motos eléctricas.

A utilização de baterias amovíveis standard poderia facilitar imenso a vida dos fabricantes e também dos utilizadores, sendo algo que – embora nunca tenha sido conseguido nos automóveis eléctricos – se tornou realidade no segmento das scooters eléctricas. A grande questão é saber se o sistema poderá ser expandido de modo a acomodar as necessidades de energia acrescida das motos eléctricas da Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki.

Nas scooters, a maioria das baterias fica-se por um máximo de cerca de 2.1kWh, sendo baterias que já pesam 11 kg, e já havendo scooters que recorrem a duas baterias, obrigando a “carregar” 22 kg para por as baterias a carregar (se não se puder carregar a scooter directamente).

Uma moto eléctrica como a Zero SR/F tem uma bateria de 14.4kWh, sendo de esperar que as futuras motos japonesas eléctricas não fiquem atrás disso. Nesse caso, seria completamente impraticável usar 7 baterias de 2.1kWh; e mesmo que se usassem módulos maiores, o peso das baterias poderia tornar-se impraticável de transportar por uma única pessoa, motivo pelo qual a ideia poderá passar pela existência de postos de substituição de baterias, que façam isso sem a intervenção directa do utilizador final.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *