Lucid Motors arrasa Tesla no “quarter-mile”

A Lucid Motors está prestes a apresentar oficialmente o seu primeiro automóvel eléctrico Lucid Air, mas quer fazê-lo sem receios de ser penalizada face aos modelos da Tesla. E para isso, bate mais um recorde, ao arrancar e percorrer 402 metros em menos de 10 segundos.

Os cerca de 400 metros (“quarter-mile”) são uma das referências que os norte-americanos utilizam para demonstrar a potências de arranque dos automóveis. O Model S da Tesla, com a ajuda do modo “cheetah” que baixa a suspensão à frente, consegue fazê-lo em 10,4s – o que já é um resultado excelente – mas o Lucid Air consegue fazê-lo em 9,9s, ficando abaixo da barreira dos 10s.

Para se ficar com uma ideia da classe de carros que consegue estar neste patamar, estamos a falar de máquinas como o Ferrari LaFerrari (9,8s) e Bugatti Veyron Super Sport (9,7s), ambos custando mais de 1 milhão e 2 milhões de dólares respectivamente, enquanto que o Lucid Air irá custar entre 60 mil e 100 mil dólares, dependendo do nível escolhido.

Há até quem critique que os mais de 1.000cv do conjunto dual-motor do Lucid Air poderão ser excessivos para circular na estrada no dia a dia, mas parece que está visto que esta fase da adopção dos automóveis eléctricos irá ser dominada pelo habitual “o meu é mais rápido que o teu”. O Lucid Air também promete aceleração dos 0-100km/h em 2,5 segundos, e velocidade máxima de 320km/h.

Veremos se estes valores irão afectar o que a Tesla está a preparar para a remodelação dos Tesla Model S e Model X que é esperada para breve.

P.S. Claro que considerarmos protótipos, a Ford tem um Mustang Cobra Jet 1400 eléctrico que até faz “cavalo” e consegue fazer o 1/4 de milha em apenas 8,27s.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *