Mercedes revela mega-ecrã Hyperscreen de 56″ para os seus automóveis

Com os ecrãs a terem papel cada vez mais importante nos carros, a Mercedes aposta num mega-ecrã de 56″ que atravessa o carro de um lado ao outro e a que chama Hyperscreen.

Temos visto inúmeras opções de integração de ecrãs nos carros. Temos os que colocam um ecrã no centro da consola, outros que usam múltiplos ecrãs espalhados, e agora a Mercedes aposta num ecrã unificado que passa a ser parte integrante de toda a consola frontal. O Hyperscreen de 56″ revela-se como uma peça única, que integra tanto a secção de instrumentos por trás do volante, como também a consola central, e ainda a parte em frente ao passageiro que se senta ao lado do condutor.

Facilmente se pode imaginar que não seja uma peça barata, mesmo tendo em conta que a ilusão de um ecrã único é apenas um efeito visual, na verdade criado por diferentes ecrãs integrados na consola de vidro à prova de riscos (Gorila Glass) – e por isso mesmo não é surpresa que a Mercedes o irá estrear no futuro EQS de segmento superior que deverá ser lançado em 2022.

O sistema conta ainda cpu octa-core, 24GB de RAM, e 12 actuadores para dar feedback físico de alta qualidade aos toques efectuados. Aa Mercedes diz que o ecrã irá estrear um novo interface gráfico MBUX que dá ao condutor e passageiro acesso imediato a todas as funções sem terem que se distrair a navegar em menus e submenus ou janelas sobrepostas.

Ainda assim, não consigo deixar de imaginar o susto que será o preço de substituir toda esta peça, no caso de um dos ecrãs se avariar…

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *