Como funcionam as rampas de travagem para camiões

A maioria das pessoas já terá visto as rampas com areia posicionadas em auto-estradas ou vias-rápidas com descidas mais acentuadas, mas poucos terão tido a oportuinidade de ver como funcionam.

É completamente natural que muitas pessoas fiquem intrigadas ao passar por estranhos desvios a saírem de uma auto-estrada que apresentam uma pista cheia de gravilha. Tratam-se de saídas de emergência destinadas a camiões (ou também automóveis) que fiquem sem travões, e que poderão utilizar esse sistema para imobilizar o veículo em vez de irem acumulando velocidade crescente na descida e potencialmente resultar num grande acidente.

Dito isto, apesar de muitos as terem visto, e de alguns até poderem lá ter visto um carro ou camião imobilizado, poucos serão aqueles que as terão visto a ser utilizadas “no momento”, e é precisamente essa curiosidade que podem satisfazer nos seguintes vídeos.

Em jeito de resumo: usarem uma destas pistas de travagem não é algo que devam fazer “só por fazer”; e se algum dia se virem na situação de terem que usar uma, não se esqueçam que logo atrás pode vir outro veículo com a mesma necessidade, e deverão sair do veículo e colocarem-se num sítio seguro o mais depressa possível (como também podem ver no vídeo que se segue).

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *