SLS completa teste de motores com sucesso

O ultra-dispendioso e atrasado SLS da NASA completou finalmente o teste de disparo dos motores com sucesso, simulando um lançamento completo.

O SLS é o novo foguete com o qual a NASA planeia a entrada numa nova era de exploração espacial, sendo o foguete que será utilizado no regresso à Lua, e na construção de uma estação orbital na Lua que servirá de rampa de lançamento para futuras missões a Marte. Infelizmente, tem sofrido inúmeros atrasos, e o custo do projecto sido inflaccionado para valores muito superiores ao inicialmente previsto, estimando-se que nesta altura já supere os 10 mil milhões de dólares. Mas, depois do anterior teste ter sido abortado precocemente, o SLS completou finalmente o teste que se esperava, mantendo os seus motores em funcionamento durante 8 minutos, a duração que será necessária quando se tratar de um lançamento real.

Com este teste superado com sucesso, fica o caminho aberto para que no início do próximo ano possa ser lançada uma cápsula não-tripulada do programa Artemis, para fazer uma viagem em redor da Lua e regressar, em preparação para as posteriores missões tripuladas.

Se conseguir cumprir com este agendamento, arriscamos-nos a ter uma nova corrida espacial, mas desta vez entre a NASA e a SpaceX, que tem avançado a ritmo acelerado no desenvolvimento da sua Starship, que também deverá fazer uma viagem à Lua nos próximos anos. Com a “pequena” diferença que, ao contrário do SLS que será destruído a cada lançamento, a Starship e respectivo foguete poderão aterrar e ser reutilizados.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *