Nissan introduz o “Canto” no novo LEAF MY21

A Nissan anuncia o início das vendas do LEAF 100% eléctrico de 2021, que conta com funcionalidades de segurança melhoradas para uma experiência de condução eléctrica mais segura, tanto para os condutores como para as pessoas em torno do automóvel.

O LEAF MY21 está equipado com um novo “Acoustic Vehicle Alerting System” (AVAS) denominado “Canto” pela Nissan. Em total conformidade com os novos regulamentos europeus, o AVAS foi especificamente concebido para transmitir sons de condução simulados artificialmente, alertando os utilizadores da estrada para a presença de um automóvel 100% eléctrico e a Nissan integrou um som de alerta desde a primeira geração do Nissan LEAF, para garantir que todos os utilizadores da estrada se apercebem da aproximação de um automóvel eléctrico.

Em 2017, durante a sua estadia na equipa da Nissan no Japão, Marco Fioravanti, vice-presidente regional de Planeamento de Produto na Nissan AMIEO, teve a oportunidade única de impulsionar a criação do que se tornaria o som de marca exclusivo para todos os automóveis eléctricos Nissan. Ao abraçarem o processo de desenvolvimento do “Canto”, Marco e a sua equipa garantiram que a satisfação e segurança dos clientes foram fundamentais para a composição deste recurso.

O LEAF MY21 oferece a mistura perfeita de condução inteligente, conectividade e mobilidade sustentável, estando equipado de série com WiFi, Apple CarPlay e Android Auto, assim como com Intervenção Inteligente de Ângulo Morto e Retrovisor Interior Inteligente com Câmara de Visão Traseira, para uma condução cativante e uma experiência tranquilizadora ao volante.

Os motores 100% eléctricos têm emissões zero não apenas em termos de CO2, mas também de poluição sonora, ao serem mais silenciosos do que os motores de combustão. Para maximizar a percepção de todos os utilizadores da estrada, a Nissan associou-se a uma equipa de elite de criadores de som para criar o som “Canto”, a identidade sonora personalizada da empresa para os seus automóveis eléctricos.

O “Canto” foi cuidadosamente criado por engenheiros e criadores de som na Nissan Motor Co. e adaptado localmente para a Europa por engenheiros e produtores de som no Centro Técnico da Nissan Europa, utilizando um vasto espectro de paletas sonoras. O som foi composto propositadamente para garantir que varia de tom e timbre dependendo se o automóvel está a acelerar, desacelerar ou a fazer marcha-atrás.

Activado automaticamente quando se circula a velocidades até 30km/h, o “Canto” complementa cuidadosamente o espaço envolvente e é claramente audível, sem ser demasiado alarmante para os peões, moradores e passageiros.

O som do “Canto” no Nissan LEAF foi habilmente concebido e optimizado tendo o cliente europeu em mente. Desde considerar a forma como os humanos ouvem e processam as ondas sonoras, até garantir que a composição é claramente audível nas cidades e estradas, esta edição personalizada do “Canto” será um complemento bem-vindo à sonoridade das estradas europeias.

O LEAF MY21 está disponível em Portugal com baterias de 40kWh e de 62kWh nas versões Acenta, N-Connecta e Tekna. Os preços recomendados de venda a público começam a partir de €23.900 mais IVA, incluindo campanhas em vigor. Para empresas e profissionais liberais o IVA é totalmente dedutível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *