Ford lidera tecnologia de conectividade entre veículos

São muitas as aplicações que permitem aos condutores evitar engarrafamentos de trânsito, estradas encerradas e acidentes. No entanto, as notificações são normalmente enviadas para os telemóveis. Pode também acontecer que essas actualizações não façam distinção entre as informações de trânsito e outras diferentes, bem como não tenham em conta a localização do dispositivo.

A Ford está agora a desenvolver um sistema de mensagens, seguro e eficaz, que envia actualizações directamente para os veículos. Isto poderia ajudar a criar ecossistemas de tráfego mais fluidos e cidades mais seguras e sustentáveis.

Para o teste realizado em Madrid, a Ford estabeleceu uma parceria com a Câmara Municipal de Alcobendas e com as empresas de tecnologia Indigitall e RadMas, de modo a integrar o seu sistema de conectividade SYNC 3 AppLink com as aplicações da edilidade de Alcobendas.

As autoridades municipais poderão assim enviar notificações em tempo real – tais como acidentes, encerramentos de estradas e congestionamentos – especificamente aos condutores da Ford que se encontrem nas imediações. As mensagens têm em consideração a posição geográfica do veículo para garantir que a informação seleccionada e relevante é adaptada à sua localização. As informações aparecem no ecrã do veículo para evitar potenciais distrações ao consultar o smartphone.

O projecto Ford Mobility é um teste à forma como os veículos conectados serão progressivamente integrados em sistemas virtuais de informação para o condutor, complementando os tradicionais sinais de trânsito e painéis informativos. A conectividade entre veículos e cidades inteligentes ajudará a gerar um maior conhecimento do ambiente, ao mesmo tempo que ajudará a desenvolver cidades mais habitáveis e a um comércio mais sustentável. Os dados, recolhidos anonimamente pela Ford, poderão também ajudar outras cidades a implementar melhorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *