Perseverance prepara-se para recolher nova amostra em Marte

Depois da frustrante primeira tentativa falhada, o rover Perseverance prepara-se para tentar recolher nova amostra do solo marciano – desta vez com sucesso.

A primeira tentativa de recolher solo de Marte revelou-se mais complicada do que parecia à primeira vista, com o solo a desintegrar-se e a impossibilitar a sua recolha. Desta vez o rover Perseverance irá mover-se para outro local, esperando desta vez apanhar uma rocha mais cooperante que não se transforme em pó.

De qualquer forma, preferindo jogar pelo seguro, desta vez os cientistas irão aguardar pelas imagens do tubo de amostra para confirmar que efectivamente contém as amostras de rocha pretendidas, antes de avançarem com o seu processamento e armazenamento.

Entre os muitos objectivos do Perseverance, está a recolha de até 35 amostras consideradas de interesse, que serão seladas num módulo que será deixado na superfície marciana, para que depois sejam recolhidas e enviadas para órbita por uma futura missão, e posteriormente transferidas e trazidas de volta à Terra por uma outra missão – um feito que representaria a primeira vez que se teria acesso a amostras recolhidas directamente do planeta vermelho.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *