O que é o WLTP, o novo padrão para medir o consumo, emissões e autonomia de veículos

Quando lemos notícias sobre automóveis, vemos muitas vezes o termo WLTP associado a questões como o consumo, emissões de CO2 e autonomia, mas sabe o que realmente significa WLTP?

Antes de mais, WLTP significa “Worldwide Harmonized Light-duty Vehicles Test Procedure” ou, em português, “Procedimento Mundial Harmonizado para Teste de Veículos Ligeiros” e é um protocolo definido pela Comissão Económica das Nações Unidas para definir um standard no que respeita aos testes para medição do consumo de combustível (ou energia), níveis de CO2, emissões poluentes e autonomia para veículos ligeiros eléctricos.

Este novo protocolo pretende harmonizar a forma de testar os veículos permitindo assim obter resultados mais próximos da utilização dos automóveis. Por exemplo, os testes, de acordo com o novo procedimento, duram agora 30 minutos e implicam testar o veículo em quatro ciclos com velocidades médias distintas, com acelerações e travagens, para aferir o seu desempenho energético e nível de emissões.

A informação que resulta dos testes WLTP é depois usada para:

  • permitir comparações realistas entre diferentes veículos, algo que é relevante não só para os fabricantes como para os consumidores poderem fazer as melhores escolhas;
  • constar da documentação oficial de registo do automóvel;
  • aferir o respeito pela legislação em vigor no que respeita às emissões de CO2, algo em que a União Europeia tem imposto cada vez mais limitações com vista à protecção ambiental;
  • fornecer informação rigorosa aos consumidores sobre as emissões e consumo de combustível de cada modelo;
  • definir a tributação fiscal aplicada a cada automóvel, que actualmente em quase todos os Países, depende do nível de emissões de gases poluentes como forma de beneficiar os veículos mais eficientes.

Para mais informação sobre o WLTP consulte o site WLTP Facts – apenas disponível em inglês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.