Lightyear One mostra eficiência em condições desfavoráveis

A Lightyear tem-se esforçado por fazer com que o seu automóvel Lightyear One seja um dos mais eficientes do mundo, e pô-lo à prova em condições desfavoráveis.

Nos veículos a combustão os condutores estão habituados a que o maior factor decisivo sobre a autonomia / consumos seja o seu pé direito; nos automóveis eléctricos isso também acontece, mas é preciso ter em conta também outros factores externos, como a temperatura.

Não é incomum os detentores de carros eléctricos serem surpreendidos pela redução de autonomia em tempo frio, e foi isso que a Lightyear quis demonstrar. A última ronda de testes foi feita com temperaturas de apenas 10ºC, e a uma velocidade de 130 km/h, mais próxima daquela que será praticada pelos clientes no mundo real. Ainda assim, o carro conseguiu manter consumos de 141 Wh/km, bastante abaixo da média de 211 Wh/km dos concorrentes, e atingir uma autonomia superior a 400 km – enquanto os concorrentes (não especificados) se ficariam por apenas 265 km.

São valores impressionantes, e que se tornam ainda mais impressionantes caso se tenha paciência para circular mais devagar. A 85 km/h o Lightyear One pode percorrer mais de 700 km.

Adeus litros por 100 km, está oficialmente aberta a era da competição pelos Wh/km.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *