A versão híbrida plug-in do C5 X dispõe, em estreia mundial, da primeira suspensão activa Citroen Advanced Comfort, que combina a solução dos Batentes Hidráulicos Progressivos com o controlo activo da suspensão.
O veículo adapta a suspensão de cada roda, tornando-a mais suave ou mais firme, dependendo da situação, graças a sensores que leem a estrada e as suas irregularidades em milissegundos, e que transmitem a informação a um controlador que determina as definições certas em qualquer altura para oferecer o máximo conforto a todos os ocupantes.
Para além dos sensores do sistema ESP, a suspensão pilotada dispõe de quatro sensores de posição vertical e três sensores de velocidade das rodas para analisar os movimentos da carroçaria e o ritmo de condução: aceleração longitudinal e lateral, a rotação do veículo em torno do seu eixo vertical, ângulo e velocidade de rotação do volante, posição do pedal do acelerador, pressão de travagem ou carga do veículo. Toda esta informação permite que o computador actue continuamente sobre as suspensões.
Desta forma, o sistema de controlo da suspensão reforça a eficácia dos Batentes Hidráulicos Progressivos ao aliviar ainda mais a suspensão durante a condução, para que possa deslizar sobre a estrada nas rectas, ao mesmo tempo que garante um apoio eficaz da carroçaria quando submetida a cargas maiores, reforçando assim a sensação de segurança a bordo.
O C5 X Híbrido Plug-In oferece quatro modos de condução, que podem ser ajustados utilizando o selector de modo na consola central, para se adequar ao tipo de estrada a percorrer e ao conforto exigido pelo condutor e passageiros:
- No modo “Eléctrico”, a propulsão é, evidentemente, puramente eléctrica, com a suspensão Activa Citroen Advanced Comfort Active definida no modo Normal.
- O modo “Híbrido” alterna entre a propulsão eléctrica e uma combinação entre energia eléctrica e térmica. A suspensão activa permanece no modo Normal.
- No modo “Conforto”, o propulsor funciona como no modo Híbrido, mas a suspensão activa é definida para o modo Conforto para um efeito de “tapete voador” melhorado.
- Por fim, no modo “Sport”, o motor de combustão está sempre em funcionamento e é apoiado pelo motor eléctrico para proporcionar o máximo desempenho. Ao mesmo tempo, a direcção, a resposta do acelerador e as definições da caixa de velocidades automática tornam-se mais dinâmicas. A suspensão activa também muda para um modo desportivo mais firme para aumentar o prazer de condução.