Mazda2 Bio Concept na corrida às tecnologias que podem mudar o Mundo

Alimentado a biodiesel, o Mazda2 Bio Concept é, essencialmente, um “laboratório sobre rodas”, capaz de explorar fontes de energia alternativas ao petróleo.

O Mazda2 Bio é uma vertente da abordagem multi-soluções da Mazda. Em 2018, a Mazda esteve envolvida no “Your Green Fuel”, projecto de um consórcio formado em Hiroshima entre a indústria automóvel, responsáveis académicos e organismos governamentais, e que resultou numa parceria com a Euglena, uma empresa japonesa que tem como objectivo a produção em massa de biodiesel de próxima geração, operando uma fábrica comercial a partir de 2025.

Designado de “SUSTEO”, o biodiesel de próxima geração da Euglena é produzido inteiramente a partir de produtos japoneses e é oficialmente reconhecido como gasóleo pelas Normas Industriais Japonesas. Consiste numa combinação entre petróleo e gorduras com microalgas Euglena e óleo alimentar usado. Esta é a chave para a neutralidade carbónica. Tal como sugere a designação “bio” na sua denominação, este tipo de gasóleo é criado a partir da utilização de biomassa, tais como plantas e microalgas. Dado que absorvem dióxido de carbono ao longo do seu crescimento, a quantidade total do mesmo na atmosfera é neutra quando se utiliza este combustível num veículo.

É também único na medida em que, ao contrário dos biocombustíveis convencionais feitos de milho ou de outras matérias-primas, não coloca problemas como concorrência entre bens alimentares ou a desflorestação. Outra vantagem do biocombustível de próxima geração é que pode ser utilizado por automóveis já hoje em circulação nas nossas estradas, utilizando as infraestruturas existentes.

O Mazda2 Bio Concept é, assim, um “laboratório sobre rodas”, tendo a marca optado por experimentar o novo combustível neste veículo de dimensões compactas, isto depois do sucesso em competição, na temporada de 2021, com recurso a um motor diesel Skyactiv de série, utilizado por uma equipa privada. Para a temporada de 2023, porém, a Mazda está a desenvolver um novo carro de competição baseado no Mazda3, dotado de um motor mais potente.

Os responsáveis pelo desenvolvimento do motor, que integram o Mazda Spirit Racing Team, estrutura de competição da Mazda, elogiaram a elevada qualidade do combustível biodiesel de próxima geração, afirmando que “pode funcionar bem no motor Skyactiv-D actualmente existente, no que respeita, por exemplo, à adaptação do sistema de injecção de combustível.”

Com efeito, pode não demorar muito tempo até começarmos a ver nas estradas modelos Mazda com motores Skyactiv-D a biodiesel. É uma iniciativa ousada, mas perfeitamente enquadrada no espírito de desafio das convenções, que a Mazda sempre gostou de abraçar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *