Lexus apresenta o RX 500h, o híbrido de desempenho superior

Os benefícios da electrificação não se limitam a tornar os automóveis mais limpos e mais eficientes no que toca ao combustível.

Há, também, verdadeiras oportunidades para proporcionar uma experiência de condução mais emocionante. Um bom exemplo é o novo e radical modelo RX 500h F SPORT da Lexus.

Este membro da recém-fundada família de SUV de luxo RX é um novo tipo de modelo electrificado com a tecnologia híbrida – aquele que tem no desempenho o seu principal foco. A motorização híbrida é rica em inovação: um novo motor Turbo de 2.4 litros de elevado binário, uma transmissão automática de 6 velocidades e um eixo eléctrico (eAxle) traseiro separado, que permite o controlo da tracção às quatro rodas com precisão do novo DIRECT4 da Lexus.

Esta avançada motorização é apenas um dos elementos na equação. Funciona em harmonia com um conjunto dinâmico composto por chassis, direcção, suspensão e travagem afinados para que o condutor viva uma constante sensação de ligação, controlo confortável e confiança. Estes são os elementos-chave da Assinatura de Condução Lexus, característicos da marca e perfeitamente integrados no RX 500h.

A arquitectura da nova motorização híbrida é diferente de tudo que a Lexus produziu até hoje. O princípio essencial do sistema full-hybrid que não necessita de carregamento externo é o mesmo, mas o motor eléctrico dianteiro está posicionado entre o motor e a nova transmissão automática, com uma embraiagem de cada lado. Esta concepção reforça a entrega de potência, mantendo a capacidade de condução EV característica de um sistema electrificado com a tecnologia híbrida da Lexus. É o RX mais potente de sempre, com potência total combinada de 371 cv e binário máximo de 550 Nm, o que se traduz numa aceleração de 6,2 segundos dos 0 aos 100 km/h. Este é o tipo de desempenho que pode esperar de um motor V6 de três litros, mas com economia de combustível superior – o RX 500h alcança 8,0 a 8,3 l/100 km no ciclo combinado WLTP.

O RX 500h é o primeiro modelo Lexus a usar uma bateria bipolar de hidretos metálicos de níquel (NiMH). Esta tecnologia reduz a resistência para que a bateria tenha uma maior capacidade de carga e descarga. Também permite que o tamanho da unidade seja optimizado – pode acomodar 1.4 vezes o número de células no mesmo espaço em comparação com a bateria NiMH habitual. Estas características permitem obter o dobro da potência de uma unidade do mesmo tamanho. O condutor desfruta do benefício de uma aceleração mais forte, enquanto a localização da bateria sob o banco traseiro contribui para o baixo centro de gravidade e evita a perda de espaço no habitáculo ou na bagageira. A bateria também é mais silenciosa, graças ao aperfeiçoamento do sistema de refrigeração.

O RX 500h é o primeiro RX a adoptar o novo DIRECT4 da Lexus, sistema de controlo de condução eléctrico inteligente que ajusta instantânea e perfeitamente o binário de tracção dianteira e traseira às quatro rodas, para permitir uma óptima aderência e permitem manter a estabilidade. A tracção às rodas traseiras é fornecida pelo eixo traseiro com um motor eléctrico e inversor separados. Proporciona uma condução mais confortável com melhor controlo da carroçaria e uma experiência mais gratificante para o condutor, transmitindo uma sensação de maior ligação entre a estrada e o volante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *