Passeio dos Ingleses presta tributo a Isabel II em Lisboa e no Porto

A paixão da Rainha Isabel II pelos automóveis britânicos é o tema da 19ª edição do Passeio dos Ingleses, que vai para a estrada já amanhã, sábado, 21 de Janeiro, novamente em formato de jornada dupla, com partidas de Lisboa e do Porto.

O melhor da cultura automóvel britânica regressa às estradas portuguesas a 21 de Janeiro, para o maior passeio da Europa de clássicos de uma única nacionalidade. Na sua 19ª edição, o Passeio dos Ingleses vai reunir mais de 300 automóveis. Modelos emblemáticos da Bentley, marca patrocinadora do evento, da Jaguar, Rolls-Royce, Aston Martin, MG, Triumph, Lotus, Austin-Healey ou Morgan, só para citar alguns dos construtores que conquistaram um lugar especial na História da indústria automóvel… e no coração de milhões de aficionados em todo o mundo.

Entre estes contava-se Isabel II, a monarca mais famosa do mundo, que faleceu a 8 de Setembro de 2022. Em 96 anos de vida, os automóveis britânicos foram uma presença constante nas aparições públicas da Rainha de Inglaterra, dona de uma notável colecção particular que conduzia com frequência.

Isabel II aprendeu a conduzir durante a II Guerra Mundial, quando integrou o corpo feminino do Auxiliary Territorial Service, onde teve formação de mecânica e de condução de ambulâncias e camiões. Em 70 anos de reinado, os Bentley, Rolls Royce, Jaguar / Daimler, Land Rover ou Range Rover de Sua Majestade só foram substituídos por modelos de produção não-britânica em visitas de Estado fora do Reino Unido. A mais famosa ‘petrolhead’ da monarquia britânica será, por isso, alvo de um merecido tributo na edição deste ano do Passeio dos Ingleses.

Para satisfazer o maior número possível de aficionados, o Passeio dos Ingleses divide-se em duas edições no mesmo dia, a Sul e a Norte. Em Lisboa, o Parque Eduardo VII é o local de concentração, entre as 09h00 e as 09h30. A partida está agendada para as 10h00, em direcção a Enxara do Bispo, no concelho de Mafra, concretamente à Casa de Reguengos, onde será o almoço.

A meio do percurso, os participantes dividem-se em dois grupos com itinerários próprios. O primeiro visita o Palácio Nacional / Convento de Mafra, enquanto o segundo vai acelerar no Kartódromo da Lourinhã, numa prova de regularidade.

No Porto, o programa começa junto ao Passeio Alegre rumo ao Minho, onde o Solar de Merufe recebe a comitiva para almoço. Antes, o pelotão também se divide em dois grupos para uma visita a Ponte de Lima, a vila mais antiga de Portugal, enquanto a parte desportiva disputa uma prova de regularidade no Kartódromo de Viana do Castelo.

Programa Lisboa:

09h00  Concentração no Parque Eduardo VII
10h00  Partida do Passeio
11h15  Visita a Mafra (Grupo Turístico)
11h30  Kartódromo da Lourinhã (Grupo Desportivo)
13h00  Chegada a Enxara do Bispo para almoço
13h30  Almoço

Programa Porto:

09h00 Concentração na Foz do Douro
10h00 Partida do Passeio
11h30 Kartódromo de Viana do Castelo (Grupo Desportivo)
11h30 Visita a Ponte de Lima (Grupo Turístico)
13h00 Chegada a Geraz do Lima para almoço
13h30 Almoço no Solar de Merufe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *