Mais de 1,8 milhões de veículos Chrysler, Dodge, Ram e Jeep em circulação nos EUA e Canadá avisam os condutores aquando da aproximação de uma ambulância, de um camião de bombeiros, ou na eventualidade de outro perigo, utilizando o Sistema de Alerta de Veículos de Emergência (EVAS) da plataforma de veículos conectados Uconnect.
Os alertas do EVAS vêm da plataforma Safety Cloud do sistema HAAS Alert, uma solução de alerta digital e do tipo vehicle-to-everything (V2X) usada por milhares de frotas públicas e privadas na América do Norte. Além dos veículos de emergência, o Safety Cloud recebe e fornece notificações geradas por camiões de reboque, veículos parados nas vias, troços em obras e zonas delimitadas por setas, entradas de autoestradas e outros activos e equipamentos rodoviários conectados.
Partindo do EVAS, a Stellantis está agora a avaliar uma próxima etapa nas notificações activas de segurança V2X aos condutores, com o Protocolo de Localização Avançada de Perigos / Hazard Enhanced Location Protocol (H.E.L.P.), trabalhando com a Emergency Safety Solutions Inc. O H.E.L.P. gera avisos aos condutores que se aproximem de um veículo parado na via. Veículos parados nas bermas ou nas estradas representam um perigo significativo para os demais condutores, em especial à noite ou quando as condições climatéricas reduzem a visibilidade, situação que, nos EUA, contribui, em média, para um acidente a cada sete minutos, matando ou ferindo mais de 40 pessoas por dia.
H.E.L.P.: como funciona
Uma vez activado num veículo parado, o H.E.L.P. envia um aviso sobre o veículo e a sua localização exacta para o Safety Cloud do HAAS Alert, que, por seu turno, transmite uma notificação aos veículos que se aproximam, equipados com o Uconnect (ou condutores que usam outros sistemas móveis e no painel, conectados ao Safety Cloud). Isso dá aos condutores 15 a 20 segundos de aviso prévio, equivalendo a uma distância de cerca de 500 metros, considerando a velocidade média da autoestrada.
Através do H.E.L.P., os veículos imobilizados poderão partilhar mensagens críticas de segurança com todos os veículos que se conectarem à plataforma Safety Cloud, desbloqueando um novo recurso fundamental na tecnologia vehicle-to-vehicle (V2V) e ajudando a melhorar a segurança rodoviária para todos os condutores.
O H.E.L.P. pode ser activado manualmente pelo condutor quando o veículo se encontra imobilizado ou automaticamente em situações críticas de segurança, como colisões ou rebentamento de pneus.
Uma melhoria potencial para veículos equipados com o sistema H.E.L.P. com iluminação do tipo LED é a adição da tecnologia H.E.L.P. Lighting Alerts, fazendo piscar as luzes de aviso de perigo e outras luzes externas, num padrão temporal específico e cientificamente ajustado para melhor atrair a atenção visual dos condutores que dele se aproximam.