A Ford Performance já competiu e venceu em todo o tipo de eventos, de Le Mans ao Mónaco, de Daytona a Bathurst e de Finke a Ensenada, mas ainda não enfrentou uma das corridas mais duras do planeta, o icónico Rali Dakar.
A Ford anunciou que chegou a hora de preencher esta lacuna no seu currículo de desporto motorizado. As versões de competição mais apuradas dos radicais Ford Ranger e do Ranger Raptor vão abrir o caminho para a expansão da Ford Performance para as competições todo-o-terreno a nível mundial, incluindo o famoso e temível Rali Dakar em 2024 e mais além.
O primeiro passo no plano plurianual para competir no Rali Dakar é chegar ao fim e tirar o máximo de conhecimentos em colaboração com os parceiros de longa data M-Sport e Neil Wooldridge Motorsport (NWM), responsáveis pelo desenvolvimento e assistência dos veículos e pela gestão de eventos.
No comando ao ataque do Dakar 2024, que se realiza de 5 a 19 de Janeiro na Arábia Saudita, estará um Ford Ranger de elevado desempenho, construído especificamente para competir na categoria Rally Raid T1+.
A equipa conjunta da Ford Performance, M-Sport e NWM implementou uma série de fases de desenvolvimento ao longo de 2023 e continua a testar a Ranger T1+, baseado na anterior geração global Ranger com motor EcoBoost de 3,5 litros. Prevê-se que as competições para testar o veículo incluam a Baja España Aragón, em Espanha, e o Rally du Maroc, em Marrocos, em Julho e Outubro, respectivamente, antes de participarem no Rali Dakar no próximo ano.
Para o Rali Dakar 2025, a Ford Performance e a M-Sport estão a desenvolver uma versão totalmente nova e customizada do Ranger Raptor – a mais espectacular versão de alto desempenho da pickup mais vendida da Europa – concebida e construída de acordo com os regulamentos da classe T1+ do Dakar.
A M-Sport é reconhecida como líder no desenvolvimento e na campanha do M-Sport Ford Puma HybridRally no Campeonato do Mundo FIA de Ralis, bem como como construtor dos motores para o programa Mustang GT3. A NWM tem desempenhado um papel fundamental desde o início do Rally-Raid Ranger, uma vez que a equipa desenvolveu e construiu unidades nas suas instalações em Pietermaritzburg, KwaZulu-Natal, especificamente preparadas para competir de acordo com os regulamentos Dakar T1+ no Campeonato Sul-Africano de Rally-Raid (SARRC) e em todo o mundo.