Tesla vai dispensar mãos no volante no FSD 12.4

Elon Musk está a prometer que a versão FSD 12.4 irá remover a exigência dos condutores demonstrarem que têm as mãos no volante.

Actualmente, o Autopilot da Tesla exige que o condutor demonstre que tem as mãos no volante, apresentando um aviso de “aplicar força” no mesmo a intervalos de tempo regulares. É uma coisa que chateia a maioria dos condutores (e que pode ser facilmente ultrapassada, com algo tão simples como um pequeno peso no volante) e que agora Elon Musk, surpreendentemente, veio dizer que iria desaparecer com a próxima versão FSD 12.4.

Porque é que é uma promessa surpreendente? Porque a questão da atenção dos condutores tem tido um ponto de contestação constante entre a Tesla (Elon Musk) e entidades como a NHTSA, havendo casos bem recentes quanto à permissibilidade da Tesla em deixar que os condutores estejam distraídos com o modo Autopilot / FSD activado.

Se a Tesla remover esta exigência estará a fazer ainda menos coisas para tentar assegurar a atenção dos condutores (mesmo assumindo que continuará a usar coisas como a câmara interior para ver o condutor olha para a estrada).

E apesar de haver muitas coisas positivas a dizer sobre o FSD, há que também está consciente de que a qualquer momento os utilizadores podem deparar-se com um FSD que os tente matar. E a ironia de tudo isto é que, quanto melhor for ficando o FSD, mais irá criar a (falsa?) ilusão de segurança de que funciona bem, levando a que os condutores confiem nele cada vez mais, sujeitando-se a ser apanhados desprevenidos nos (raros) casos em que o sistema não funcionar como era suposto e poder provocar um acidente.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *