A versão mais recente do Android Automotive, Android Automotive 15, vai trazer algumas melhorias a nível da conectividade, aplicações e experiência de utilizador nos automóveis.
Não devendo ser confundido com o Android Auto, o Android Automotive é a plataforma da Google destinada a servir de sistema base a todo o sistema nos automóveis, em vez de se limitar a fazer a apresentação das apps no ecrã do automóvel, sendo utilizada pela Polestar e alguns outros fabricantes. Embora a Google ainda não tenha anunciado oficialmente a actualização, a documentação divulgada revela novas funcionalidades que condutores e passageiros poderão usufruir em breve.
Uma das funcionalidades de destaque no Android Automotive 15 é a capacidade de transmitir áudio do carro para auscultadores Bluetooth. Esta melhoria permite que os passageiros ouçam em privado através de auscultadores sem fios, enquanto o condutor permanece focado na condução. Contudo, apenas é suportada uma transmissão de áudio Bluetooth de cada vez, o que significa que não será possível usar esta funcionalidade em simultâneo com o envio de som via Bluetooth de um smartphone para o carro. Ainda assim, será uma opção útil para os pais que querem entreter os filhos durante viagens mais longas.
Outra alteração importante é a introdução de uma dock personalizável na parte inferior do ecrã, que permite aos utilizadores fixar as suas aplicações favoritas para acesso rápido. Adicionalmente, a nova funcionalidade de vista ambiente permite que os fabricantes de automóveis criem experiências personalizadas quando o ecrã principal está inactivo, semelhante ao modo ambiente da Google TV, mostrando informações como a hora e o clima.
O Android Automotive 15 também traz funcionalidades práticas, como a persistência de hotspots Wi-Fi, permitindo que estes se mantenham activos entre sessões de condução, e suporte melhorado para rádio HD e DAB (que por cá, infelizmente, nunca se concretizaram).