Apesar dos atrasos da Starship, Elon Musk espera que a nave da SpaceX possa aterrar em Marte em 2026, e levar os primeiros astronautas em 2028.
Enquanto a NASA vai continuamente adiando o regresso à Lua, Elon Musk não abranda na sua ambição de criar uma civilização “backup” em Marte, e aponta para que a primeira ida a Marte da SpaceX possa acontecer já em 2026.
Segundo Musk, o objectivo será lançar uma Starship para Marte daqui por dois anos, durante a próxima fase de aproximação Terra-Marte, sem tripulação, para recolher dados e avaliar o processo de pousar em Marte. Se tudo correr bem (e é um grande “se”!) Musk diz que as missões tripuladas poderão ser feitas já daqui por quatro anos, na fase de aproximação seguinte.
The first Starships to Mars will launch in 2 years when the next Earth-Mars transfer window opens.
These will be uncrewed to test the reliability of landing intact on Mars. If those landings go well, then the first crewed flights to Mars will be in 4 years.
Flight rate will… https://t.co/ZuiM00dpe9
— Elon Musk (@elonmusk) September 7, 2024
As ambições são grandes, mas já sabemos que Elon Musk não é propriamente das pessoas mais fiáveis a nível de cumprir com os prazos que anuncia. A Starship tem evoluído a bom ritmo mas ainda precisa de demonstrar a sua fiabilidade, assim como a capacidade de conseguir aterrar num planeta e voltar a levantar (o que poderia ser mais facilmente testado na Lua). Adicionalmente, ainda existem imensas questões quanto a um voo interplanetário tripulado de longa duração, em que os astronautas ficarão durante meses expostos a radiação – ao contrário das longas estadias a bordo da Estação Espacial Internacional, um voo até Marte não poderá tirar proveito do escudo magnético natural do nosso planeta, que os protege da maioria das radiações solares.
De qualquer forma, é sempre bom voltar a ver objectivos ambiciosos na exploração espacial. Na início da década de 60 também se pensava que seria impossível colocar um homem no espaço, e em menos de uma década tínhamos os primeiros pés a pousar na Lua.