A Boom Aerospace fez mais um voo de teste bem sucedido no longo caminho para criar uma nova geração de aviões supersónicos comerciais.
Passaram-se apenas seis meses desde o primeiro voo do Boom XB-1 e a empresa não tem parado; aliás, o ritmo dos voos de teste tem acelerado, com este quarto voo a ter sido feito apenas uma semana após o terceiro voo.
Neste quarto voo, a aeronave bateu novos recordes de velocidade e altitude, ainda com uns modestos Mach 0.617 e 4.900 metros, mas há que ter em consideração que nem todas as empresas seguem o sistema da SpaceX de “estourar com as coisas” para aprender mais rapidamente. Mas sem dúvida que ainda há muito a fazer até chegar ao objectivo de atingir, superar, e manter, velocidades supersónicas durante voos de longa duração – que deixaram de ser uma opção desde a retirada do Concorde.
MACH 0.6⚡️
Flight four is complete–and it came and went fast. XB-1 flew just 8 days after flight 3 and reached a new top speed of Mach 0.617. XB-1 flew for 48 minutes and reached a new max altitude of 16,150 ft. pic.twitter.com/ldjFe5554u— Boom Supersonic (@boomaero) September 21, 2024
Neste voo a aeronave também foi sujeita a forças de 2.5g, para validar a sua resistência para atingir velocidades mais elevadas nos voos de teste seguintes. A empresa planeia fazer cerca de 10 voos de teste a velocidades subsónicas cada vez mais elevadas, antes de se aventurar a atingir Mach 1.