A Tesla está a prometer a chegada do modo FSD à Europa no início de 2025 – mas dependente da aprovação de cada país.
Embora oficialmente a Tesla ainda não esteja a disponibilizar o FSD para os utilizadores nos EUA (ainda o está a fazer como parte do programa “beta), os clientes europeus têm esperado e desesperado ainda mais, pois nem sequer têm acesso a esse possibilidade – apesar de poderem ter pago por essa opção. Mas, agora há sinais de que isso pode estar prestes a mudar.
A conta oficial da Tesla AI revelou, além das melhorias do modo FSD 12.5.2 e do modo ASS, que o modo FSD deverá ser disponibilizado na Europa, e também na China, no primeiro trimestre de 2025.
Due to popular demand, Tesla AI team release roadmap:
September 2024
– v12.5.2 with ~3x improved miles between necessary interventions
– v12.5.2 on AI3 computer (unified models for AI3 and AI4)
– Actually Smart Summon
– Cybertruck Autopark 📐
– Eye-tracking with sunglasses 🕶️
-…— Tesla AI (@Tesla_AI) September 5, 2024
Claro que o grande “asterisco” desta promessa é que o modo FSD continuará a estar sujeito à aprovação dos legisladores de cada país, pelo que na prática, mesmo que a Tesla cumpra tecnicamente com esta promessa (e já será um grande se), os clientes arriscam-se a poder continuar sem acesso ao modo FSD durante meses, ou anos.
O que é certo, é que se isto se concretizar, é de esperar que a Tesla na Europa comece a subir o preço da opção FSD, pela qual cobra 7.500 euros.