No seu quinto voo de teste da Starship, a SpaceX conseguiu apanhar o Super Heavy booster na aterragem com os braços Mechazilla da torre de lançamento.
Depois dos voos de teste anteriores, onde enfrentou diversos imprevistos, a SpaceX conseguiu pousar o booster Super Heavy de forma perfeita nos braços Mechazilla, à primeira tentativa.
Este era um momento pelo qual se aguardava ansiosamente, e onde felizmente tudo correu conforme previsto. A SpaceX dizia ter atingido uma precisão de aterragem na ordem de poucos centímetros, e demonstrou-o na perfeição, com o booster a aproximar-se “assustadoramente” da torre, sendo apanhado pelos braços robóticos.
Liftoff of Starship! pic.twitter.com/WyNRN1fLbd
— SpaceX (@SpaceX) October 13, 2024
Mechazilla has caught the Super Heavy booster! pic.twitter.com/6R5YatSVJX
— SpaceX (@SpaceX) October 13, 2024
Já a Starship propriamente dita, fez uma reentrada com sucesso e nova aterragem suave sobre a água, sem plataforma para pousar, no oceano Índico.
Splashdown confirmed! Congratulations to the entire SpaceX team on an exciting fifth flight test of Starship! pic.twitter.com/FhCGznq9RO
— SpaceX (@SpaceX) October 13, 2024
Depois de alguns problemas incomuns que assolaram os confiáveis Falcon 9, a SpaceX bem que terá motivos para festejar com mais este grande marco na sua evolução espacial. A empresa de Elon Musk tem interesse em acelerar a Starship o mais possível, para acelerar e reduzir os custos de lançamento da sua constelação de satélites Starlink. Os planos da SpaceX são as de que os boosters possam regressar à base, ser apanhados pela torre de lançamento, para rapidamente serem reutilizados.