Já está disponível em Portugal a opção de 7 lugares para o Model Y Long Range com tracção integral.
A Tesla está na fase de ir disponibilizando algumas funcionalidades pedidas pelos utilizadores como forma de revitalizar o interesse no Model Y numa altura em que muitos já começam a considerar aguardar pela versão remodelada (que deverá chegar no próximo ano), e agora isso concretiza-se com a variante de 7 lugares.
A Tesla expandiu a sua gama Model Y na Europa com a opção de sete lugares, disponível (apenas) na versão Long Range com tracção integral. Esta nova configuração, direcionada para famílias maiores ou quem precise de mais lugares, aumenta o preço base em 2.500 euros, passando o preço de 52.975 euros (sem outros extras) para 55.475 euros.
A terceira fila de assentos inclui dois bancos virados para a frente, dobráveis quando não estão a ser usados. Como se pode imaginar, não são propriamente espaçosos, com a Tesla a indicar que estes bancos são mais adequados para crianças. O acesso à terceira fila é facilitado por botões nos bancos da segunda fila que os deslizam e dobram para a frente. Além disso, a terceira fila inclui duas portas USB-C para carregar dispositivos, o que pode ser interessante para manter as crianças entretidas durante viagens mais longas.
Como esperado, a configuração de sete lugares afecta o espaço de carga. O modelo de cinco lugares tem 854 litros de espaço na bagageira com os bancos traseiros levantados e até 2.158 litros quando dobrados; o Model Y de 7 lugares faz esse volume cair para 363 litros, subindo para os 753 litros com a terceira fila dobrada, e 2.040 litros dobrando-se também a segunda fila.
O Model Y de sete lugares será produzido na Gigafactory da Tesla em Berlim, inicialmente apenas na versão Long Range com tracção integral. No entanto, a Tesla poderá expandir esta opção a outras variantes no futuro, em função das necessidades de ir mantendo o nível de vendas à medida que se for aproximando a data de lançamento do Model Y renovado.