SpaceX prepara Marslink para comunicações em Marte

A SpaceX já vai antecipando uma rede de comunicações em Marte, Marslink, ao estilo da Starlink na Terra.

Para qualquer tentativa de colonização, ou habitação permanente, fora da Terra, será preciso replicar muitas das comunidades que damos por garantidas na Terra, especialmente a nível de comunicações e capacidades de geolocalização. Para tal, já se estão a estudar propostas para assegurar o mapeamento, localização, e comunicações em Marte.

A SpaceX é uma das candidatas, propondo o Marslink, que colocaria satélites em redor de Marte, tal como o Starlink na Terra, e que além das comunicações no planeta, também trataria de permitir a comunicação com a Terra. Algumas notícias referem que o sistema permitiria “comunicações instantâneas”, mas a verdade é que estas comunicações continuariam sujeitas às demoras inerentes à distância entre os planetas, que provocariam atrasos nas comunicações que podem ir dos 3 minutos (quando os planetas estão mais próximos) aos 22 minutos (quando estão mais afastados).

As dificuldades de uma rede de comunicações espacial interplanetária já são conhecidas há muito. Há mais de uma década já se estudavam protocolos adequados para uma rede que podia ter lag (ou “ping”) que pode ser de dezenas de minutos, e também de poder sofrer interrupções por horas ou dias.

Isto, a não ser que se faça uma qualquer descoberta revolucionária a nível de bits quânticos emparelhados que permita comunicações a velocidades mais rápidas que a da luz; mas até lá, os primeiros exploradores de Marte terão que se mentalizar em ter uma boa dose de paciência nas comunicações com a Terra.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *