SRT_01E um monolugar eléctrico para a Fórmula E

 

A Formula E Holdings apresentou o novo monolugar eléctrico SRT_01E, desenvolvido especificamente para o novo campeonato de Fórmula E, que terá início em 2014.

SRT_01E_01

SRT_01E_02

A Spark Racing Technology, uma empresa detida pela Formula E Holdings, criou um consórcio que agrupa grandes nomes do desporto automóvel para o desenvolvimento do novo monolugar SRT_01E:

  • Renault: transmissão eléctrica, integração de sistemas, optimização, performance e segurança da transmissão eléctrica
  • McLaren Electronic Systems: desenvolvimento, fabrico e montagem do grupo motopropulsor e do controlo electrónico
  • Williams Advanced Engineering: concepção das baterias
  • Dallara: concepção e construção do chassis
  • Spark: concepção do monolugar (eixos, aerodinâmica, montagem)

O SRT_01E conta com 270 cavalos de potência que apenas estarão apenas disponíveis durante as qualificações, enquanto nas corridas a potência estará limitada a 180 cavalos; no entanto, durante as corridas, o modo “push-to-pass” permite beneficiar temporariamente da potência máxima de 270 cavalos, de forma a facilitar as manobras de ultrapassagem. O monolugar consegue atingir 100 km/h em três segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h.
Os carros têm um peso mínimo de 800 quilos, dos quais 200 quilos são das baterias.

SRT_01E_03 SRT_01E_04

A Fórmula E terá dez equipas, com dois carros cada, a competirem em dez cidades na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Todas as equipas têm que usar o SRT_01E na primeira temporada, mas, no futuro, as equipas poderão construir os seus próprios carros.

SRT_01E_05 SRT_01E_06

As datas oficiais das corridas ainda não foram anunciadas, mas a primeira prova do campeonato deverá acontecer em Setembro de 2014 e a última em Junho de 2015, estando já confirmadas corridas na Europa (Londres, Berlim, Roma), Ásia (Pequim, Banguecoque e Putrajaya) e América (Los Angeles, Miami, Rio de Janeiro, Buenos Aires).

 

[youtube http://youtu.be/GKqXuyz2MFY&start=395]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *