Uma equipa de estudantes Holandeses da Universidade de Delft, que participa na Fórmula Student, alcançou um feito histórico ao bater o record de aceleração dos 0 aos 100 km/h num veículo eléctrico.
Estes estudantes universitários conseguiram que o seu veículo alcançasse os 100 km/h em apenas 2,15 segundos, batendo o anterior record para um veículo eléctrico que estava nos 2,68 segundos.
Mas, para além deste feito, já de si impressionante, conseguiram também bater o record do carro de produção mais rápido, o Ariel Atom V8 que em 2010 conseguiu alcançar os 100 km/h em 2,3 segundos.
Tim de Moree, o responsável por esta equipa de estudantes, referiu que “estava à espera de conseguir fazer 2,3 segundos, mas foi uma autêntica surpresa quando nos disseram que conseguimos chegar aos 2,15 segundos.”
A distribuição dos 135 cavalos de potência do veículo às 4 rodas e o seu peso de apenas 145 quilos foram factores determinantes para alcançar esta marca. Outro factor importante foi a escolha do piloto, neste caso a estudande Marly Kujipers, que é o membro mais leve da equipa universitária.
[youtube http://youtu.be/-eO_X0FNoqs]