Parlamento Europeu aprova sistema “eCall” nos carros

 

O Parlamento Europeu aprovou ontem uma proposta para a implementação de um sistema que liga automaticamente para os serviços de emergência em casos de acidente grave, cujo objectivo principal é salvar vidas.

eCall_01

O sistema “eCall”, que deverá estar operacional em todos os veículos ligeiros de passageiros e mercadorias a partir de Outubro de 2015 e servirá para ligar para o 112 (no caso de Portugal), para alertar os serviços de emergência, permitindo uma assistência mais rápida e contribuindo para reduzir o número de mortes e de ferimentos graves nas estradas.

Segundo o Parlamento Europeu, este serviço deve ser público e gratuito, de modo a que possa ser usufruído por qualquer condutor em toda a Europa. Com o intuito de proteger os dados pessoais dos condutores, os fabricantes devem assegurar que as viaturas equipadas com o sistema “eCall” não são rastreáveis e não estão sujeitas a uma localização constante. Os dados a enviar pelo sistema em caso de emergência, devem integrar apenas o modo de activação, a classe do veículo, o tipo de combustível utilizado, a indicação da hora, a posição exacta, o sentido da marcha e o número de cintos de segurança.

DEN HAAG-ECALL-112

O Parlamento Europeu apoia a aplicação obrigatória deste sistema a bordo de veículos até 2015, admitindo que a indústria poderá necessitar de mais tempo para desenvolver e testar os sistemas necessários à implementação do “eCall”.

Em 2012, 28 mil pessoas morreram de acidentes rodoviários na União Europeia e 1,5 milhões ficaram feridas. Segundo algumas estimativas, o “eCall” poderá acelerar o tempo de resposta dos serviços de emergência em 40% das zonas urbanas e em 50% das zonas rurais, possibilitando salvar até 2.500 pessoas por ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *