Um interface touch para automóveis

 

O problema dos interfaces é que a nossa resistência à mudança faz com que nos habituemos àquilo que conhecemos e nos acomodemos, dificultando a tarefa de repensar aquilo que já existe. No caso dos automóveis, não é fácil conciliar sistemas cada vez mais complexos com uma utilização que não distraia o condutor, mas isso não impede algumas pessoas de tentar.

New_Interface_01

Esta proposta para um interface de controlo para os automóveis tem alguns pormenores interessantes para uma solução “touch”, como o facto de não estar dependente do sítio onde se toca no ecrã (especialmente nas nossas estradas – onde tentar tocar em algo sem “feedback físico” é tarefa que exige especial concentração… roubada à atenção que se deveria estar a dedicar à função de conduzir).

Os diferentes modos são acedidos conforme o número de dedos utilizados e a sua distância: dois dedos podem ser usados para mudar o volume tocando-se no ecrã e arrastando para cima/baixo; três dedos podem ser usados para mudar entre rádio, USB, AUX; quatro dedos entre modos de climatização do veículo; etc.

New_Interface_02

Ainda assim, não posso dizer que me pareça uma solução “perfeita” (embora o seu propósito seja apenas demonstrar um conceito de operação e não uma aplicação final – e com a vantagem de a poderem testar nos vossos iPhones e iPads directamente no browser). Embora tenha pormenores engraçados e futuristas, e que deveriam ser mais explorados e desenvolvidos, acho que por vezes não há nada como manter elementos físicos e imediatos que dispensam toda e qualquer “aprendizagem”. Por exemplo, por muito bonito que seja arranjar gestos para controlar o volume, ainda não vi nada que seja tão intuitivo e imediato como um velhinho botão rotativo como os que existem há décadas – e esse também permite um controlo directo sem que tenha que se olhar para ele. 🙂

 

[youtube http://youtu.be/XVbuk3jizGM]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *