Como será viajar num carro sem condutor?

 

Os automóveis sem condutor vão revolucionar a sociedade e forma como nos movimentamos, e a Rinspeed mostra-nos como será a vida a bordo de um desses automóveis com o seu concept XchangE.

Por muito futurista e inspirador que este XchangE possa parecer, mostrando-nos como a vida a bordo pode ser levada com muita mais descontracção, podendo-se ver um filme ou tratar do que se tiver a tratar num computador ou tablet; arrisco-me a dizer que apenas se limita a mostrar aquilo que a maioria das pessoas esperará deste tipo de veículos… e que poderá não ser bem aquilo que se virá a ter.

Rinspeed_01

Vejamos, as formas actuais de um automóvel tem por fundamento a necessidade de existir um condutor humano ao volante
com visibilidade sobre o que se passa em redor, e dos constrangimentos dos sistemas mecânicos necessários (transmissões, volante, etc.) Deixando de haver esses requisitos, com o carro a conduzir-se sozinho e eventualmente ter os motores eléctricos integrados nas rodas, abre-se todo um novo mundo de possibilidades quando ao formato e configuração dos veículos – não só a nível exterior como, essencialmente, ao nível do interior.

Mas pronto, não se pode querer que tudo apareça feito de um dia para o outro. Para já, já me dava por satisfeito por ter um veículo que fosse procurar estacionamento sozinho, e que me levasse até ao destino sem que eu tivesse que tocar no volante ou pedais.

 

[youtube http://youtu.be/8e1HZCGs6yE]

[youtube http://youtu.be/z-u-dDVjAfs]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *