A Universidade de Vigo em colaboração com cinco empresas da Galiza, desenvolveram um protótipo de um equipamento (para instalar num automóvel) que é capaz de detectar de forma automatizada os problemas/defeitos das estradas. Este sistema, desenvolvido por um grupo de investigação de geotecnologias aplicadas, permitirá “ajustar os orçamentos e optimizar os custos” para a manutenção de estradas e vias públicas.
Este trabalho, denominado Projecto Sitegi, conta com um orçamento superior a 3,6 milhões de euros, parte dos quais financiados pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional)
Os investigadores estão a criar um protótipo semelhante ao que é utilizado pela Google para fazer a recolha das imagens utilizadas no StreetView, mas com aplicações tecnológicas específicas e uma precisão “ao centímetro”. O veículo onde é instalada esta instrumentação recolhe todo o tipo de dados necessários para fazer um diagnóstico do estado das estradas, enquanto percorre essas vias.
Este protótipo está equipado com diferentes tipos de sensores, como scanners laser (que permite uma captação massiva de dados e criar as imagens a partir de “nuvens de pontos”), termografia por infravermelhos, fotogrametría, vídeo, geo-radar, perfilometría laser e sistema de localização global.
O software utilizado pela câmara faz a associação de cada imagem a uma hora exacta, obtida pelo sistema de GPS, fazendo a nomeação automática das imagens e associá-las a um determinado ponto quilométrico, o que permite criar um vídeo semelhante a este.
[youtube http://youtu.be/9m5sNcZgw14]
Todos os dados recolhidos pelos diferentes sistemas e sensores são posteriormente sincronizados, o que permite fazer um diagnóstico final sobre a situação real de cada estrada. Este sistema facilita também a realização de estudos sobre a sinalização das estradas ou sobre a situação das saídas e acessos às mesmas.
Uma das principais vantagens deste projecto é a enorme redução de custos e do tempo dispendido na manutenção das estradas. Num dia de recolha de dados, a viatura do Projecto Sitegi pode recolher informações de muitos quilómetros, o que exigiría vários dias de trabalho de campo com equipas técnicas especializadas.
Este sistema possibilitará também que as verificações do estado das estradas se possa efectuar com mais frequência, permitindo estabelecer prioridades nas actividades de manutenção e conservação das vias.
Acho que se este sistema fosse utilizado em Portugal, levaria ao colapso dos computadores utilizados para o processamento dos dados, tantas seriam as informações de problemas e defeitos que iam ser detectadas pelo sistema 😉
Fonte: Coches.com
Si se desea conocer más a fondo el resultado y desarrollo de nuestro proyecto, os invitamos a visitar nuestro blog en el que se detalla toda la historia del proyecto:
http://carreteras-laser-escaner.blogspot.com.es/2013/11/agradecimientos-y-fin-del-proyecto.html