Como a Audi testa os sistemas eléctricos dos novos carros

 

Em tempos, um automóvel era um veículo puramente mecânico, e onde a electrónica era algo que nem fazia sentido. Hoje em dia passa-se precisamente o oposto: um automóvel é um autêntico computador sobre rodas, e como em todos os computadores, é essencial garantir que tudo funcione bem e sem erros.

Audi_01

Para a Audi, isso é sinónimo de bancadas de testes onde todos os sistemas electrónicos e eléctricos de cada novo carro são postos à prova. Para o novo Audi TT, que terá uma aposta ainda mais forte na electrónica, com um novo painel de instrumentos inteiramente digital, isso é essencial para garantir que quando chegar aos clientes, todo e cada botão irá fazer aquilo que é suposto.

Audi_02

O painel de instrumentos do novo TT é um ecrã que pode adoptar múltiplas configurações. No modo principal temos os indicadores de velocidade e rotação em destaque e com uma pequena secção central para mostrar informação adicional; mas é possível fazer crescer essa secção central para mostrar mais informação, reduzindo-se o tamanho dos mostradores de velocidade e rotação. Audi_03

Para quem estiver preocupado com a possibilidade de um bug no sistema multimédia poder interferir com as funções vitais do veículo, estes sistemas são independentes (usando dois processadores Nvidia Tegra), de modo a que qualquer problema no sistema mais complexo de gestão de conteúdos multimédia e apps nunca ponha em risco as operações básicas do veículo.

Audi_04

No novo Audi TT até os botões de climatização e controlo terão displays integrados (pelo menos, nas versões mais equipadas, uma vez que na bancada de testes vemos que também permanecem os botões “clássicos”). Audi_05

Esperemos que todos estes testes sejam proveitosos e garantam que os futuros donos destes Audi TT tenham que lidar com problemas de bug informáticos. É que se nos nossos smartphones já é raro o dia em que uma qualquer actualização de uma qualquer app não nos chegue com a habitual descrição “bug fixes”; nos automóveis isso será algo que todos os condutores preferirão não ver (embora me pareça que isso seja algo cada vez mais inevitável.)

Audi_06E vocês, se tiverem carros carregados de electrónica, já apanharam ou tiveram que lidar com algum bug?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *