Nico Rosberg venceu o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, que se disputou ontem, tendo liderado a corrida desde o seu início. O britânico Lewis Hamilton, ficou com a segunda posição final, assegurando assim a quinta “dobradinha” consecutiva da Mercedes na presente temporada. Rosberg, que tinha vencido a primeira corrida da temporada, na Austrália, alcançou no Mónaco o segundo triunfo da época e o quinto da sua carreira.
Esta corrida ficou marcada pela entrada por três vezes em pista do safety-car, devido aos diversos acidentes e por diversos abandonos.
No primeiro, Jenson Button bateu em Sergio Pérez em Mirabeau, obrigando o mexicano a abandonar a prova. Depois foi o tetracampeão Sebastian Vettel a ter problemas no motor do seu Red Bull e também na caixa de velocidades, que ficou encravada em primeira obrigando o alemão a desistir. Pastor Maldonado nem sequer saiu do pitlane, Adrian Sutil perdeu o controlo do seu monolugar à saída do túnel e bateu nos rails com violência. Nas dobragens, Max Chilton tocou no Ferrari de Kimi Raikkonen, obrigando-o a ir às boxes, mas arruinando a sua corrida, quando o finlandês era terceiro.
Quanto a Rosberg, depois de uma boa partida, manteve-se sempre na frente mas com Hamilton por perto, raramente separados por mais de um segundo. A cerca de 20 voltas do fim, Hamilton começou a perder tempo, queixando-se que estava a ver mal do olho esquerdo porque lhe entrou sujidade. Daniel Ricciardo depressa recuperou a diferença, mas nunca conseguiu ultrapassar o piloto da Mercedes. Um dos destaques desta corrida vai para Jules Bianchi, que ficou classificado na nona posição, assegurando assim os primeiros pontos na história da Marussia,
Com esta vitória, Rosberg voltou novamente ao comando da classificação do mundial de pilotos, com 122 pontos, mais 4 que o seu companheiro de equipa, Lewis Hamilton.
As classificações de pilotos e marcas estão agora ordenadas da seguinte forma.
Classificação de Pilotos
- Nico Rosberg – 122 pontos
- Lewis Hamilton – 118
- Fernando Alonso – 61
- Daniel Ricciardo – 54
- Nico Hulkenberg – 47
- Sebastian Vettel – 45
- Valtteri Bottas – 34
- Jenson Button – 31
- Kevin Magnussen – 21
- Sergio Perez – 20
Classificação de Marcas
- Mercedes – 240 pontos
- Red Bull – 99
- Ferrari – 78
- Force India – 67
- McLaren – 52