Novo HUD da BMW é feito pela Bosch em Braga

Os sistemas HUD (Head-up Display) estão cada vez mais em voga, e da próxima vez que conduzirem um automóvel do grupo é bem provável que o sistema que vos apareça à frente dos olhos tenha sido feito pela Bosch em Braga.

BMW_HUD_01

A Bosch desenvolveu um novo sistema de Head-up Display que foi seleccionado pela BMW para instalar em diversos veículos, a começar pelo novo MINI Hatch. Estes sistemas permitem projectar a informação sobreposta no campo visual do condutor (parecendo flutuar cerca de 2m à frente do veículo), evitando que o mesmo tire os olhos da estrada. No caso deste sistema essa informação não é projectada directamente na pára-brisas mas sim numa pequena tela especial de plástico colocada antes dele e que se estende/retrai a partir do painel de instrumentos. Esta opção simplifica o processo de instalação num maior número de veículos sem que sejam necessárias grandes modificações ou a instalação de pára-brisas com vidro especial.

Embora as informações projectadas tenham brilho e nitidez que garante a sua visibilidade em todo o tipo de condições; as informações exibidas são invisíveis para o passageiro que segue ao lado do condutor (pelo que poderão continuar a dizer que “não vão tão depressa quanto parece”! 😉 A unidade de imagem recorre a um LCD a cores de 480×240 pixels, e a um LED de alta-intensidade e sistema de espelhos para fazer com que as imagens sejam projectadas na tela transparente.

Portanto, da próxima vez que estiverem perante um destes sistemas… poderão dizer com orgulho que é um sistema “made in Portugal”. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *