Chave do BMW i8 é a verdadeira “chave inteligente”

As chaves dos automóveis há muito que deixaram de ser simples chaves mecânicas que faziam rodar os canhões das fechaduras das portas e da ignição. Mas ara o seu novo i8 a BMW apresenta-nos uma verdadeira chave inteligente que servirá de prenúncio ao que serão as chaves dos futuros automóveis.

BMW_i8_key_01

Há muito que as chaves dos automóveis ganharam inteligência. Actualmente as chaves integram também comandos que permitem abrir e fechar as portas à distância, para não falar no sistema electrónico que garante que o carro só entre em funcionamento com uma chave válida e não com uma cópia. Para além disso, muitas armazenam também todo o histórico do veículo, permitindo que as oficinas rapidamente possam detectar anomalias e outras coisas que necessitem de intervenção.

Mas para o BMW i8, um carro de alta tecnologia, também a sua chave recebeu um tratamento à altura.

A chave do BMW i8 é uma autêntica “smart key” com ecrã que permite visualizar informações sobre o veículo (como o nível de carga), e que será o complemento perfeito à app que existe para smartwatches como o Galaxy Gear.

BMW_i8_key_02

Só falta saber se a informação que a chave apresenta será actualizada remotamente – por intermédio de emparelhamento com o smartphone, por exemplo – coisa que me parece provável considerando o “nível tecnológico” deste super-carro eléctrico.

Bem… se por acaso decidirem comprar um (ou já tiverem encomendado o vosso), depois digam-nos como é que a chave funciona. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *