Ford troca Windows por QNX nos seus automóveis

Depois de uma forte aposta feita no sector automóvel para que os fabricantes usassem o seu “Windows Embedded Automotive”, a Microsoft vê escapar um dos seus maiores aliados, a Ford, que irá passar a usar QNX nos seus automóveis.

Ford_QNX_01

Muitos ainda se recordarão dos eventos onde, com toda a pompa e circunstância, Microsoft e marcas como a Ford anunciavam as parcerias para colocar o Windows (na sua versão apropriada) no ecrãs das consolas dos automóveis. Agora, a Ford deixa cair isso no esquecimento tentando fazer com que esta transição para a concorrência passe despercebida.

Uma transição que não é surpresa, considerando que mais de metade dos fabricantes já usa o QNX nos seus veículos, um sistema concebido de raiz para aplicações robustas e industriais, e que agora pertence à BlackBerry (cujo único erro foi ter feito esta aquisição demasiado tarde para salvar o seu segmento mobile.)

É também um pouco injusto para a Microsoft que a Ford faça isto neste preciso momento, pois o seu Windows 10 seria possivelmente um sistema que se adaptaria perfeitamente a esta utilização automobilística, sendo mais modular que nunca e preparado para lidar com todo o tipo de dispositivos e ambientes. Mas percebe-se que a Ford tenha decidido pela “aposta segura” que todos usam e já tem provas dadas; do que optar por um sistema que ainda está a ser desenvolvido, e provavelmente precisará de mais um ano ou dois para estabilizar – e isto sem entrar nas considerações específicas da sua utilização num automóvel.

Seja como for, quer seja Windows ou QNX, a maioria dos condutores só estará interessado em saber se aquilo é compatível com o Android Auto e Apple CarPlay, para que possam usar os seus smartphones no carro.

 

[youtube http://youtu.be/lhjZf0i6qaU]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *