Rolls-Royce mostra-nos os navios controlados remotamente do futuro

Hoje em dia temos drones a voar por todo o mundo controlados por pilotos confortavelmente sentados nas suas bases de comando. Para a Rolls-Royce, o futuro do transporte naval passa igualmente por navios autónomos com pilotagem remota.

RR_Ships_01

A Rolls-Royce mostra-nos como imagina o futuro dos transportes navais, com navios autónomos e também pontes “virtuais” que oferecem aos tripulantes todo o tipo de informação de que necessitem.

Recorrendo à realidade aumentada, a ponte de um destes navios poderá exibir de forma clara todo o tipo de perigos que sejam detectados pelo sistema, e abre as portas para que no futuro estes navios possam dispensar uma tripulação humana, transformando-se em autênticos comboios autónomos que circulam pelas rotas pré-programadas – mas podendo também ser controlados remotamente se tal for necessário.

Graças a estes sistemas, um único “capitão” poderá gerir múltiplos navios, tomando apenas o controlo manual em caso de qualquer imprevisto. E possibilitando que a função de capitão de um (ou mais) navio seja algo que no fim do dia lhe permita regressar a casa para a sua família em vez de se ficar afastado durante semanas ou meses.

 

[vimeoembed id=”114537544″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *