Toyota criou peões artificiais para testar sistemas automáticos

Os sistemas de segurança nos automóveis estão cada vez mais avançados, mas para que cheguem até nós são necessários muitos, muitos testes. Como nem sempre os testes correm bem, é necessário recorrer a “cobaias” que não se queixem, como estes peões animados que a Toyota desenvolveu.

Toyota_Peao

Os sistema de detecção de peões são sistemas complexos, e para os testar é conveniente que se tenha um boneco o mais aproximado da realidade. Em vez de simplesmente usar uma forma humana estática, a Toyota desenvolveu um peão motorizado que é capaz de simular uma pessoa a caminhar (sendo suspenso e movimentado por cabos), e que assim poderá ser posto à prova sem qualquer risco que seja superior ao do atropelamento do boneco.

Devo dizer que não invejo os engenheiros que têm que desenvolver estes sistemas e fazer o reconhecimento de pessoas, que poderá parecer simples na teoria, mas que quando aplicadas ao mundo real (onde podemos ter chuva, nevoeiro, situações de contra-luz ou de escuridão quase total, e muitas outras que nem se imaginam) tornam isto numa verdadeira “missão (quase) impossível”.

… Mas longe do mundo real e sendo apenas nas pistas de testes a brincar a “atropelar” estes bonecos… imagino que dê azo a situações divertidas. 🙂

 

[youtube http://youtu.be/OK8HJ_zUOfQ]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *