Apple também trabalha em projecto secreto de automóvel sem condutor?

A Apple já é conhecida por pegar em tecnologia existente e refiná-la de modo a produzir produtos apetecíveis – e que por vezes podem causar uma autêntica revolução no mercado, como aconteceu com os smartphones e tablets – e parece que não quer ficar afastada dos automóveis autónomos.

Apple_iCar_01

A Apple tem vindo a contratar inúmeros especialistas desta área, incluindo o principal responsável pela área de desenvolvimento da Mercedes Benz, e que estará a agrupar num grupo de trabalho “secreto” dedicado aos sistemas automóveis.

Nesta fase, não passam de conjecturas e especulação, e não faltam relatos contraditórios sobre que tipo de projecto será: se realmente um automóvel físico; ou se será algo que incidirá essencialmente sobre o software (ao estilo CarPlay) mas vocacionado para o controlo dos automóveis com sistemas de assistência à condução e eventualmente aos carros 100% autónomos.

O que é certo é que esta área tem um imenso potencial para revolucionar toda a nossa sociedade, e é fácil imaginar que a Apple não queira ser apanhada de surpresa nesse sector. Quanto a mim, independentemente do que seja em que estiverem a trabalhar, o principal erro será subestimar-se qualquer um dos grupos que trabalha nestas áreas – quer seja a Apple, ou Google, de qualquer fabricante tradicional, ou até de qualquer outro grupo desconhecido.

Apple_iCar_02

É que será fácil gozar com as ambições de alguém sem tradição na área querer revolucionar o sector… mas penso bastará olhar-se para a forma como a Nokia lidou com os iPhones para ver no que isso poderá resultar.

Venham de lá os carros sem condutor, que acabem com as filas de trânsito e as frustrações de procurar estacionamento, e que nos permitam reduzir os custos das deslocações para valores “em que nem se pense nisso” – e de preferência, que não obrigue, a que carros da Apple só possam circular em estradas compatíveis Apple; e carros do Google em estradas compatíveis Android. 😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *