Londres vista pelo LIDAR de um automóvel autónomo

No outro dia espreitamos o que vê um Tesla enquanto circula pela estrada, e referimos que por muito impressionante que fosse o reconhecimento visual, não se comparava aos dados que são obtidos por um LIDAR – os “radares laser” que permitem ver o mundo em 3D. Hoje mostramos o que vê um carro equipado com um destes dispositivos.

scanlab

Bem, na verdade, neste caso específico estamos a ver a visualização do scan 3D captado por um sistema LIDAR montando num automóvel convencional e conduzido por um humano pelas ruas de Londres, e que tinha por objectivo criar apenas uma representação artística destes dados.

Isto é, não está a ser feita nenhuma correcção dos dados, o que origina algumas situações curiosas (como a de um autocarro que parece ter um comprimento de uma centena de metros, por o mesmo se ter deslocado enquanto se estavam a recolher os dados – num efeito idêntico ao de captar uma foto panorâmica de um objecto que também está em movimento.) E tratando-se de dados 3D, é também possível vermos as cenas de qualquer outra perspectiva, como acontece por várias vezes no vídeo que se segue.

Só falta mesmo que estes LIDAR baixem drasticamente de preço para que mais projectos possam dar-lhes uso – embora, se formos pela perspectiva de que o futuro será o de carros autónomos partilhados por todos os utilizadores, o custo de cada veículo passa a ser secundário.

 

[vimeo id=”145248208″]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *