Tesla Model 3 é o mais bem sucedido projecto de crowdfunding de sempre?

A Tesla já revelou o Model 3, o carro mais económico que há muito se esperava e que finalmente deixará a marca ao alcance de uma maior parte da população, e isso valeu-lhe vários milhares de milhões de dólares, prometidos pelos fãs logo no primeiro dia.

Tesla_Model3_04

A quantidade de interessados que pagaram já um sinal de 1000 dólares pela compra de um Model 3 (que só ficará disponível no final de 2017) superou largamente as expectativas da Tesla, atingindo 180 mil encomendas nas primeiras 24h. Uma vez que a maior parte das pessoas adicionou alguns extras ou optou por versões mais potentes, o valor médio das encomendas é de 42 mil dólares (em vez dos 35 mil do modelo base), o que resulta em vendas garantidas num total superior a 7.5 mil milhões de dólares!

Ora… digam-me lá se isto não é em tudo idêntico a uma campanha de crowdfunding, onde temos pessoas dispostas a investir antecipadamente num “projecto” que está a quase dois anos de distância de cumprir com a sua promessa?

Quantas outras marcas automóveis se podem gabar de ter 180 mil carros vendidos, ano e meio antes deles sequer existirem? Não deixará de ser uma mudança curiosa de assistir no mercado automóvel; sendo de prever que todas as outras marcas tenham estado bem atentas a este fenómeno, estando neste preciso momento a delinear os seus planos de ataque para estes próximos 20 meses. A Tesla já revelou os seus planos – ou parte deles, uma vez que diz ter ainda uma “2ª parte” que acredita que atrairá ainda mais clientes – pelo que agora temos o tempo em contagem decrescente para que todas as restantes marcas criem modelos concorrentes capazes de criar idêntica paixão no público; senão, arriscam-se a que, as únicas pessoas que lhes comprem carros sejam aquelas que não estão dispostas a esperar pelo longo período de espera para terem um Tesla.

Irá o Tesla Model 3 finalmente dar o tiro de partido para a verdadeira transição para os carros eléctricos, e de forma mais acelerada do que se poderia imaginar? Teremos que esperar mais uns anos para saber… mas não me admirava que, no final desta década, o panorama dos fabricantes de carros tenha sofrido grandes remodelações à custa deste Model 3.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *