Noruega chega aos 42% de vendas de carros eléctricos

Já sabemos que os países do norte da Europa têm sido mais adeptos dos automóveis eléctricos, mas na Noruega esse interesse começa a aproximar-se do ponto em que se tornarão a maioria.

Depois de em Janeiro a Noruega ter atingido um nível de vendas de 37% de automóveis eléctricos, no passado mês de Junho esse número subiu para os 42%, fazendo antever que até ao final do ano os veículos eléctricos possam tornar-se nos favoritos dos noruegueses.

Claro que isto se deve a uma conjugação de vários factores onde, para além do desejo dos compradores em contribuir para um ambiente mais limpo, temos incentivos como a isenção do IVA (que na Noruega é de 25%) que tornam a opção por um carro eléctrico bem mais apetecível. Talvez isso ajude a explicar porque motivo o Model X tenha sido o segundo carro mais vendido, com 609 unidades registas em Junho, ficando atrás dos 874 e-Golfs da VW, e sendo seguido por 428 Zoe da Renault e 389 Opel Ampera E.

Considerando-se que está para breve a chegada do Model 3 da Tesla e o Audi e-tron quattro, os próximos meses prometem ser “electrificantes” na Noruega. E muito nos agradaria ver o mesmo tipo de coisa acontecer por cá… para que a imagem dos carros fumegantes nas estradas se comecem a tornar em memórias do passado, que não deixam saudades.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.