Tesla Model 3 sem tecto solar

No final do ano passado Elon Musk tinha falado na possibilidade do Tesla Model 3 ter a opção de um tecto solar que contribuiria para recarregar as baterias; infelizmente, veio agora dizer que tal não virá a acontecer.

A Toyota adicionou um tecto com painéis solares ao seu Prius, mas o Tesla Model 3 – e também os restantes modelos da marca – não deverão adoptar esta ideia, deitando por terra os sonhos dos fãs de carros eléctricos que aguardavam por um motivo para deixarem os seus carros estacionados ao Sol.

Elon Musk bem que estava interessado na ideia, mas depois de ter pedido aos seus engenheiros para avaliarem a questão, chegaram à conclusão de que seria uma solução pouco eficiente e que não geraria energia suficiente para justificar o investimento. Em modelos como o Prius (na imagem), é estimado que um dia de exposição ao Sol apenas permita acumular energia suficiente para circular por 2 ou 3 quilómetros. Sendo que, segundo a visão de Elon Musk, que será muito mais vantajoso ter os painéis solares em casa, a gerar energia e acumulá-la (numa Powerwall, por exemplo) para ao final do dia recarregar o automóvel.

Ainda assim, Elon Musk também tem equacionado outras opções, como painéis solares desdobráveis e retrácteis, que se pudessem expandir quando o carro estaciona, criando uma “vela solar” para acumular energia, e que já poderia contribuir com 40 ou 50km de autonomia extra; mas nesta fase diz que isso seria demasiado complexo e dispendioso, face à solução mais simples de ter os painéis solares em casa.

Em suma, por agora os interessados no Model 3 poderão optar por um tecto em vidro… mas um tecto solar ficará fora das opções.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *