Tesla Model S com “autopilot” de George Hotz

George Hotz, o famoso hacker, voltou-se nos últimos anos para os sistemas de condução autónomos e, mesmo com alguns percalços, o projecto tem evoluído e mostra resultados surpreendentes – considerando que se trata de uma pequena equipa a competir com gigantes tecnológicos que investem centenas de milhões nos seus sistemas.

A ideia inicial de Hotz era criar um sistema que fosse fácil de adaptar a qualquer automóvel e que lhe desse capacidades idênticas ao Autopilot da Tesla, com uma câmara que permitisse ao veículo seguir a estrada. Mas essas intenções foram complicadas devido às questões burocráticas, fazendo com que o projecto agora esteja essencialmente a viver como open-source por conta dos entusiastas que continuam a acreditar nessa ideia… e não há falta deles.

Jean-Claude Thibault e Robert Cotran têm ambos um Tesla Model S da geração anterior ao Autopilot e gostariam de melhorar os seus carros com essa capacidade. Infelizmente, a Tesla não facilita a integração de sistemas externos como o sistema da comma.ai (e envia periodicamente comandos para desactivar o controlo do volante se detectar qualquer interferência externa), pelo que foi necessário fazer um “hack” ao carro para que ele fizesse aquilo que os seus donos pretendiam.

O resultado final parece não ficar atrás das capacidades do Autopilot (seria interessante ver que tal se comporta face a veículos parados na berma, os tais que parecem baralhar o Autopilot oficial da Tesla) e poderá servir de inspiração para os muitos milhões de veículos na estrada que não vão desaparecer de um dia para o outro, mas cujos condutores poderiam apreciar um sistema de assistência à condução como este, que na prática pode ser considerado como um “cruise control” mais inteligente.

 

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *