Nove em cada 10 portugueses utilizam o telemóvel enquanto conduzem

aplicação móvel Hit the Road, lançada em Fevereiro deste ano pela Liberty Seguros, que permite avaliar a condução automóvel dos utilizadores, concluiu, nestes primeiros sete meses de utilização, que 9 em cada 10 portugueses já utilizaram o telemóvel enquanto conduziam.

Desde Fevereiro, foram registadas através da app mais de 243 mil viagens, que correspondem a mais de 3 milhões de quilómetros percorridos e 89 mil horas de condução. Através da análise destes dados, foi possível confirmar que o uso do telemóvel tem influência directa no tipo de condução e aumenta o risco de acidente. O uso do telemóvel é constante em cerca de metade das viagens registadas pela app. Entre os utilizadores que mexem no telemóvel mais de dez vezes numa viagem (e pelo menos uma vez por minuto), 39% fez travagens bruscas e 57% efectuaram curvas bruscas nas viagens.

Os utilizadores de Faro foram os que registaram a melhor média de pontuação (86,4 em 100 pontos), enquanto os utilizadores do distrito da Guarda tiveram a pior prestação média (81,3). Já a velocidade média mais elevada foi registada no distrito de Leiria (57 km/h).

Os dados registados na app Hit the Road são importantes pois permitem que os condutores se apercebam da forma como conduzem, podendo retirar algumas ilações sobre a sua performance na estrada. Foi nesse sentido que desenvolvemos esta aplicação, para alertar para a segurança rodoviária, de uma forma divertida e educativa“, destaca Rogério Bicho, CEO da Liberty Seguros em Portugal.

A aplicação Hit the Road está disponível gratuitamente para os sistemas operativos iOS e Android. A aplicação dispensa a utilização de dados durante as viagens, sendo que o utilizador apenas necessita de ter os serviços de localização ligados; os dados da viagem efectuada serão descarregados quando se ligar a uma rede Wi-Fi.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *